REVISTA EP | O racha da Consulta Popular

Por Revista Esquerda Petista

No dia 14 de dezembro de 2021 ocorreu uma cisão na Consulta Popular. Para a revista Esquerda Petista, trata-se de um “fato relevante” que não podíamos deixar de tratar nesta décima-terceira edição, publicada exatos 16 dias depois da referida cisão. Mas como tratar deste tema? Uma possibilidade seria publicarmos um texto fazendo uma análise crítica da trajetória da Consulta Popular. Conspirou contra esta possibilidade o tempo exíguo e a dificuldade mesma de compreender o ocorrido, uma vez que – como costuma ocorrer em cisões – há mais versões do que fatos.

Assim, optamos por uma solução mais simples: publicar os documentos divulgados por ocasião da cisão e convidar os dois lados a escrever textos nesta edição. E assim fizemos: os leitores encontrarão em primeiro lugar o Manifesto por uma Assembleia Nacional de Lutadoras e Lutadores do Povo!, subscrito por 567 militantes da Consulta Popular e divulgado no dia 14 de dezembro de 2021.

Depois poderão ler o texto intitulado A Consulta Popular vive e continua, nota pública divulgada no dia 16 de dezembro de 2021 e assinada pela Direção nacional da Consulta Popular. Em seguida lerão o texto É preciso transformar a referência política de Lula em organização popular!, assinado por Paulo Henrique Lima, integrante da direção nacional provisória da Consulta Popular – Um Passo à Frente. Depois, poderão ler o texto A Consulta Popular prosseguirá sua construção, assinado pela Direção Nacional da Consulta Popular.

Este último texto foi solicitado ao companheiro Ricardo Gebrim, que nos enviou o texto no mesmo dia que o companheiro Paulo Henrique.

Os textos são publicados tal como nos chegaram, exceto por minúsculas correções ortográficas. Esperamos contribuir desta forma para informar os leitores acerca de algumas polêmicas que produziram a cisão. Na próxima edição de Esquerda Petista, daremos nossa opinião a respeito, do ponto de vista da Articulação de Esquerda, tendência petista que critica os fundamentos da Consulta Popular desde seu nascedouro.

Para baixar e ler os referidos textos na íntegra, clique aqui.

(*) redacao@pagina13.org.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *