Resolução da direção estadual da Articulação de Esquerda São Paulo

A direção estadual da tendência petista Articulação de Esquerda São Paulo, reunida no domingo 19 de dezembro de 2021, aprovou a seguinte orientação política:

1/frente a tendência de agravamento da crise econômica e social, orientamos seguir apoiando e estimulando as lutas e mobilizações sociais, para melhorar a vida do povo, para deter os retrocessos impulsionados pelos neoliberais bolsonaristas e pelos neoliberais não bolsonaristas, para ampliar nossas chances de vitória nas eleições de 2022 e para garantir governabilidade popular para as futuras administrações petistas, em todos os níveis;

2/frente a uma campanha eleitoral que será marcada pela polarização contra a extrema-direita, orientamos estimular desde já a constituição de comitês populares para debater nosso programa de reconstrução e transformação nacional, bem como para debater – no caso de São Paulo – nossas propostas para superar décadas de governo neoliberal tucano;

3/frente ao peso do estado de São Paulo no conjunto do país, orientamos nossa militância a pressionar para que a candidatura Haddad governador acelere o passo, inclusive para frear os boatos e as movimentações que pretendem impedir o PT de ter candidatura a governador em São Paulo;

4/frente a importância de elegermos bancadas de esquerda, para sustentar nosso governo federal e nosso governo estadual, orientamos nossa militância a ampliar o engajamento em todas as dimensões (agendas, redes, contribuições etc.) de nossa pré-campanha a deputada estadual;

5/frente a campanha de setores da mídia e da esquerda em favor de um candidato à vice-presidência golpista e neoliberal, orientamos nossa militância a se opor publicamente, apresentando como argumentos principais contra isso: a) precisamos transformar o Brasil e uma vice neoliberal vai no sentido oposto; b) precisamos de uma campanha de polarização e uma vice neoliberal vai no sentido oposto; c) precisamos evitar novos golpes e uma vice golpista vai no sentido oposto.

6/além dos argumentos acima, lembramos que no estado de São Paulo combatemos os tucanos desde 1994. O principal governador tucano é o “picolé de chuchu”: um conservador com vínculos com a Opus Dei, responsável por privatizações e terceirização, cortes e arrocho contra o funcionalismo, violência policial contra pobres, negros e negras, moradores da periferia. Ademais, Ricardo Sales (o defensor de “passar-a-boiada”) foi secretário particular e secretário do meio ambiente do governador Alckmin, que saiu do PSDB mas não deixou de ser tucano, neoliberal e golpista.

7/tendo em vista todos os argumentos apresentados por nós na reunião do Diretório Nacional do PT ocorrida em 16/12/2022, orientamos nossa militância a seguir combatendo a proposta de federação com o PSB.

8/Podemos e devemos lutar por uma frente de esquerda, podemos e devemos fazer alianças mais amplas de primeiro e segundo turno. Mas não precisamos nem devemos diluir o PT em um “partido-de-partidos”, junto a um partido como o PSB, com regras indefinidas, sob a tutela de um judiciário conservador, em prejuízo da autonomia programática e deliberativa do PT.

9/nossa posição é que decisões sobre a vice e sobre a federação só podem ser adotadas pela base do Partido, através dos processos previstos em nossa estatuto, por exemplo um Congresso.

10/tendo em vista a crescente tendência a transferir decisões estratégicas para núcleos informais e/ou para candidaturas, orientamos nossa militância a seguir defendendo a democracia interna e a organicidade do Partido, incluindo o respeito às instâncias coletivas como espaço correto para fazer debates e tomar decisões;

11/tendo em vista a necessidade de se preparar ideológica e teoricamente para um ano que será de duros enfrentamentos, orientamos toda a militância da tendência a buscar participar da Jornada Nacional de Formação Cloves Castro, entre os dias 31 de janeiro e 04 de fevereiro.

12/Todos os municípios onde temos a tendência organizada devem mobilizar no mínimo um militante orgânico da AE para participar da jornada, além de convidar simpatizantes.

13/Desejamos a toda nossa militância um ano de 2022 melhor, onde derrotemos o bolsonarismo e o neoliberalismo, inclusive os tucanos paulistas, seja os ainda filiados ao PSDB, seja os recém desfiliados.

Viva o PT, viva a classe trabalhadora, viva todos e todas que seguimos lutando por um Brasil soberano, democrático, desenvolvido e socialista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *