Rádio Primeiro de Maio – Por uma comunicação popular e operária

por Daniele Lopes (*), Marcos Sant’ Ana (**) e Lucas Oliveira Alvares (***)

“A emancipação dos Trabalhadores é obra dos próprios trabalhadores” – Internacional dos Trabalhadores

Com o intuito de trabalhar com esse lema da Internacional, militantes Lucas Alvares, Marcos Sant’Ana e Daniele Lopes, da tendência petista Articulação de Esquerda de Minas Gerais, desenvolveram um trabalho de construção política no período da pandemia e criaram o portal “1° de Maio”. Refere-se a um grupo de estudos virtual, que ocorre uma vez por semana com trabalhadoras e trabalhadores do município de Divinópolis (MG) e região. O Portal 1° de maio surge da necessidade de preencher um vazio na mídia informativa na região do centro-oeste mineiro, dessa vez voltada para a esquerda. A carruagem chef do portal é um podcast que ganhou o nome de “Rádio Primeiro de Maio”.

O programa, por sua vez, resulta da discussão apresentada no grupo de estudos. O principal objetivo é realizar construção política, de modo que o conhecimento saia da bolha acadêmica e possa se expandir para trabalhadoras e trabalhadores que se encontram afastados de uma organização popular, para que esses se organizem de maneira orgânica, e não somente em mobilizações institucionais, mas também populares, em bairros, sindicatos, salas de aulas, grupos de amigos, estádios de futebol, entre outros diversos espaços políticos. Portanto, o projeto nasce em busca de construir a conscientização da classe trabalhadora, buscando sua emancipação.

Os militantes que coordenam o projeto entendem que construir o Partido dos Trabalhadores, assim como Apolônio de Carvalho acreditava, não é apenas construir um partido eleitoral que busque ganhar eleições a cada quatro anos ou que se some nas diversas áreas institucionais e deixe o povo apenas com estas medidas, mas sim que se construa de caráter popular, de massa e socialista. Entende-se, também, que o partido deve assumir o papel na luta da conscientização de classes, pois onde existe trabalhadores reunidos, devemos lutar pelo direito à dignidade humana de todas e todos, construindo a unidade da emancipação operária, valores estes que serão colocados no programa da Rádio 1° de maio.

A estrutura da rádio é organizada com o intuito da produção de matérias semanalmente, às sextas-feiras pela manhã, para que o trabalhador tenha tempo de ouvir o programa, caso venha a querer escutá-lo durante sua ida para o trabalho ou em outros momentos do seu dia. O formato será de curta duração, com ressalva no episódio de estreia que veio a conter mais entrevistados, a coordenação do projeto concluiu que 20 minutos é o ideal para passar o diálogo necessário de construção com o trabalhador e o material não se tornar exaustivo. Os temas são selecionados de acordo com as necessidades momentâneas da classe trabalhadora, por exemplo, será abordado no próximo programa a continuidade do Enem e o quanto esta decisão é elitista e desconfigurada de qualquer realidade do povo brasileiro.

A Rádio Primeiro de Maio se encontra nas seguintes plataformas: Portal 1° de Maio, Anchor, Spotify, Google Podcasts, Radiopublic, Breaker e You Tube. Os programas ficarão disponíveis, a partir de seu lançamento, até o limite de data previsto em cada plataforma, a maioria não prevê excluir episódio, então, quem perder o programa de uma semana, basta procurá-lo.

Demais disso, com o intuito de promover uma maior construção política com os trabalhadores, a Rádio 1° de Maio gostaria de promover um programa quinzenal, além do seu programa semanal, que trabalhasse com assuntos de níveis estadual e nacional junto com demais membros da Articulação de Esquerda de Minas Gerais.

Anchorhttps://anchor.fm/primeirodemaio

Spotifyhttps://open.spotify.com/episode/3EqGRileEWj2mn51Zxw8yv

Portal 1° de Maiohttps://www.primeirodemaio.org/

Google Podcastshttps://podcasts.google.com/?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy8xZjQwMGMxYy9wb2RjYXN0L3Jzcw%3D%3D

Radiopublichttps://radiopublic.com/primeiro-de-maio-G3LmaD

Breakerhttps://www.breaker.audio/primeiro-de-maio

(* ) Daniele Lopes Ferreira, graduanda em Pedagogia da UFU e coordenadora da Rádio 1° de Maio e portal homônimo.

(**) Marcos Sant’ Ana, graduando em Jornalismo na UEMG Divinópolis e coordenador e apresentador da Rádio 1° de Maio e portal homônimo.

(***)Lucas Oliveira Alvares, graduando em Psicologia na UEMG Divinópolis, Secretário de Formação Política e Comunicação do PT de Divinópolis e coordenador da Rádio 1° de Maio e portal homônimo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *