PT disputa eleições suplementares em Paranhos (MS)

Por Redação Página 13 (*)

Adélio Cirilo da Silva, candidato a prefeito de Paranhos pelo PT

Em Paranhos, no Mato Grosso do Sul,  a chapa vencedora para os cargos de prefeito e vice-prefeito nas eleições de 2020, encabeçada pelo MDB, teve seus votos anulados conforme decisão Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), em razão das contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do candidato a prefeito, quando o mesmo administrou a cidade. Uma nova eleição foi marcada para o dia 3 de outubro.

O Partido dos Trabalhadores, com muito esforço, articulou uma chapa, numa coligação com o PSOL, para disputar as eleições suplementares, com o companheiro Adélio Cirilo da Silva como candidato a prefeito e a companheira Daniela Liranço a vice-prefeita.

Paranhos fica aproximadamente há 6 horas de carro de Campo Grande e possui cerca de 14.000 habitantes, sendo uma cidade tradicionalmente rural e com um grande número de aldeias. Cerca de 50% dessa da população é de povos tradicionais e 15% da área rural sobrando na cidade os outros 35%.  Adélio Cirilo da Silva, inclusive, enquanto servidor público de carreira,  desenvolve trabalho visando o saneamento básico justamente em muitas das comunidades indígenas do município.

Mas a cidade carece de emprego formal, sendo que apenas 6% da população total tem emprego. O grande gerador desses empregos de maneira direta é a máquina pública (Prefeitura) e desde a emancipação da cidade as “famílias tradicionais”, que são produtores e empresários, utilizam esse poder de barganha em troco de apoio politico.

Os indígenas movimentam mensalmente mais de 1 milhão de reais com os benefícios do governo federal no comércio local e mesmo assim não são respeitados dentro da cidade.

O município possui 7.963 eleitores, entretanto cerca de 20% sempre se ausentam do pleito, isso acompanha a história eleitoral da cidade desde o início.

Para os dirigentes do Partido na cidade, é fundamental o apoio e a mobilização de lideranças petistas estaduais e nacionais, contribuindo assim para que se alcance uma vitória das forças democráticas e populares no município .

(*) redacao@pagina13.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *