Orientação Militante N°315 (23 de fevereiro de 2022)

Boletim interno da Direção Nacional da
tendência petista Articulação de Esquerda
N° 315 (23 de fevereiro de 2021)

1.Relato da reunião com tendências

Nesta terça-feira, dia 22 de fevereiro, fizemos a reunião com as tendências. Rui e Genoíno não puderam comparecer, mas avisaram estar politicamente presentes. Foi a DS que fez os convites. Avante e Socialismo em Construção receberam os convites mas decidiram não participar. Assim, participaram MS, DS e AE. A proposta discutida foi fazer o seguinte: “A VICE DE LULA EM DEBATE. Convidamos para uma reunião da militância petista engajada desde já na campanha Lula, contrária à indicação de um vice golpista e neoliberal (como Alckmin) e comprometida com a construção de uma candidatura à vice-presidência da República alinhada com um programa antineoliberal”. Soriano e Janeiro, representantes da DS e da MS na reunião, pediram para consultar suas respectivas direções e ficaram de dar retorno na manhã de 23 de fevereiro. Entretanto até o momento (13h de 22/2) a MS não deu retorno e a DS pediu prazo até a noite de 24 de janeiro. Respondemos à DS o seguinte: “a AE já havia decidido fazer uma atividade [contra a possível candidatura a vice de Alckmin], mesmo que sozinha. Para fazer a atividade na sexta depois do carnaval, precisamos convocar antes do carnaval. De preferência na quinta [dia 23]. Assim, perguntamos se vcs não conseguem dar resposta hoje [22]. Pois se for uma resposta negativa, isso não prejudicaria a intenção da AE de convocar sua própria atividade”.

2.Atividade dia 4 de março

Pelos motivos expostos acima, pedimos a todos e todas reservar em suas agendas o dia 4 de março, das 19h as 22h, para uma reunião da militância petista engajada desde já na campanha Lula, contrária à indicação de um vice golpista e neoliberal (como Alckmin) e comprometida com a construção de uma candidatura à vice-presidência da República alinhada com um programa antineoliberal”.

3.Cancelaram reunião da CEN

Na sexta-feira, dia 25 de fevereiro, aconteceria uma reunião da executiva nacional do Partido. A reunião foi cancelada. Motivos? Foi dito problema de agenda. O motivo real certamente é a dificuldade da federação, não pelo conjunto dos nossos motivos, mas aparentemente devido a até agora decisão do PSB de não ceder a candidatura a governador de São Paulo.

4.Adiamento da reunião da DNAE

Tendo em vista o cancelamento da reunião da CEN, decidimos adiar a próxima reunião virtual da Direção nacional da AE. A reunião seria nesta sexta dia 25 de fevereiro, exatamente para discutir as decisões da reunião CEN. Adiamos a reunião da Dnae para o dia 2 de março.

5.Pauta da reunião da Dnae

A pauta proposta para a reunião da Dnae de 2/3 é a seguinte:

i/debate e aprovação de resolução política;
ii/debate e aprovação de resolução sobre comitês de luta;
iii/informe sobre vereadora Jamile, debate e aprovação de resolução sobre candidaturas da AE, inclusive governo do RS;
iv/deliberação sobre plenária nacional contra Alckmin dia 4/3;
v/informes e deliberação sobre plenária nacional contra federação (data a definir);
vi/deliberação sobre reunião nacional de balanço do encontro nacional de formação; vii/deliberação sobre reunião nacional de militantes da AE que são dirigentes de setoriais do PT;
viii/aprovar regimento e primeira versão do texto base do Congresso nacional da AE;
ix/ informe sobre próxima reunião nacional da bancada e assessorias (23 de março); x/marcar data da reunião de planejamento presencial da Dnae (data tentativa: 9 de abril;
xi/informe sobre caravanas da DNAE (SE, RN, MS, PI, AL, GO, SE);
xii/informe sobre mapa dos estados e dos setoriais;
xiii/informes comunicação, formação e finanças;
xiv/consulta feita por militantes da AE de Pontão (RS)
xv/informe sobre situação da Consulta Popular
xvi/informe sobre situação do Disparada
xvii/confirmar data próxima reunião da Dnae.

6.Próxima edição do Página 13

Tema central: 8 de março. Interessados em escrever para a próxima edição do jornal Página 13, enviem seus textos até o dia 4 de março de 2022, para o correio eletrônico pomar.valter@gmail.com

7.Expediente

Orientação Militante é um boletim interno da Direção Nacional da tendência petista Articulação de Esquerda. Responsável: Valter Pomar. A direção da tendência é composta por: Mucio Magalhães (PE) acompanhamento do PI, PE, PB e SE; Valter Pomar (SP), coordenação geral, comunicação e acompanhamento das regiões Sudeste e Norte e do Maranhão; Damarci Olivi (MS), finanças; Daniela Matos (DF), formação, cultura, LGBT e acompanhamento do MT e GO; Natalia Sena (RN), acompanhamento da bancada parlamentar e dos Estados do RN, CE, BA e AL; Jandyra Uehara, sindical e acompanhamento dos setoriais de mulheres; Patrick (PE), acompanhamento da juventude, do setorial de combate ao racismo, do MS e DF; Júlio Quadros (RS), acompanhamento dos setoriais de moradia, rurais e da região Sul. Comissão de Ética: Jonatas Moreth(DF), titular; Sophia Mata (RN), titular; Izabel Costa (RJ), suplente; Pere Petit (PA), suplente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *