Orientação Militante N°295 (17 de agosto de 2021)

Boletim interno da Direção Nacional da

tendência petista Articulação de Esquerda

N° 295 (17 de agosto de 2021)

Publicamos neste OM os encaminhamentos aprovados em duas plenárias nacionais de militantes da AE: a que debateu a Conferência de formação e a que reuniu militantes da AE inscritos no setorial de saúde

Saúde

1.Pedimos que todos leiam, no Orientação Militante, as deliberações políticas e organizativas da plenária anterior.

2.Lembramos que a coordenação nacional (Silvia, Nayara, Ricardo e João) reúne-se todo domingo. Fundamental que todos entrem em contato com a coordenação, para que nossa política nos estados seja articulada com a política nacional.

3.Alertamos que todos e todas devem se inscrever para poder votar. Não basta ter feito opção pelo setorial.

4.Reafirmamos que nossa principal preocupação é politizar o processo. E isso inclui deixar claras nossas diferenças com a CNB. Para isso, nossas chapas estaduais devem tomar como base o texto que o Luta Saúde vai divulgar no dia 21 de agosto. Os companheiros Ricardo Menezes e Silvia estão participando da comissão de redação da versão final deste texto.

5.Importante todo mundo estar presente na reunião que o Luta Saúde fará no 21/8, para fechar tese nacional.

6.Onde fizermos chapa com setores que não são do Luta Saúde, é IMPRESCINDÍVEL que a tese guia desta chapa contemple – ainda que parcialmente – as posições da tese do Luta Saúde. Inclusive para que os delegados nacionais que elejamos tenham legitimidade para votar em nossa chapa e candidatura nacional.

7.Alertamos que está se encerrando o prazo para inscrição das chapas estaduais. Atenção para o que diz o regimento do partido: de 1º de setembro até 10 de setembro: inscrição de textos base, candidatos/as a Secretários/as ou Coordenadores/as; chapas para os respectivos Coletivos Estaduais e as chapas de delegados/as para o Encontro Nacional. Isso tudo deve ser inscrito pelos estados.

8.Atenção: a eleição das delegações que escolherão o setorial nacional será feita nos estados. A prioridade é eleger delegadas e delegados ao setorial nacional.

9.Os prazos nacionais são: de 10 de outubro até 20 de outubro: Inscrição de textos-base, candidatos/as a

Secretários/as ou Coordenadores/as e as chapas para os respectivos Coletivos Nacionais. Portanto, é só em outubro que precisamos definir os nomes que vão compor nossa chapa nacional. O momento é de eleger delegação nos estados.

10.Quanto a composição da chapa nacional: participaremos da chapa nacional do Luta Saúde. Nossa participação será maior ou menor a depender da delegação que elegermos. Nosso objetivo mínimo  é manter a mesma participação (absoluta e/ou relativa) que temos hoje no coletivo nacional da secretaria.

11.Quanto a candidatura para coordenação nacional do setorial de saúde do PT, vamos enviar uma carta ao Luta Saúde lembrando que inicialmente apoiamos o nome natural: Carlos Ocké. Que diante da desistência do Carlos apresentamos o nome da Silvia Fernandes, para debate no interior do LS. E que sugerimos que o LS cogite a possibilidade de ser um nome que hoje não compõe o LS: o Júnior.

Formação

12.A plenária da AE sobre a conferência nacional de formação do PT contou com a participação de cerca de 40 pessoas, entre sala zoom e youtube. A primeira parte foi de debate geral, a segunda parte de encaminhamentos.

13.Solicitamos uma reunião com a direção nacional da Avante, para apresentar à eles nossa opinião sobre o texto-base, o NP e a Conferência.

14.Vamos apresentar um conjunto de emendas ao texto base, acompanhadas das devidas fundamentações. Estas emendas serão de dois tipos: emendas assinadas por militantes e emendas assinadas coletivamente pela AE. As emendas assinadas por militantes, acompanhadas das devidas fundamentações, devem ser encaminhadas à Tribuna de Debates da conferência (via zap do Gabriel, assessor da SNFP: 11 94 279 54 59) e devem ser encaminhadas, também, para publicação no p13 especial digital sobre a conferência. As emendas assinadas pela AE serão debatidas na lista de zap AE Nova Primavera e depois homologadas pela DNAE. Depois disso, também serão enviadas à Tribuna da Conferência e para publicação no P13 digital.

15.Faremos pelo menos duas emendas coletivas: uma sobre o sistema nacional de formação e outra sobre o conteúdo. A emenda sobre o sistema nacional de formação tem como relator o companheiro Valter. A emenda sobre o conteúdo tem como relator o companheiro Aylton. Ambas emendas devem estar prontas até o dia 22 de agosto. Na semana de 23 de agosto começaremos a diagramar o p13 dedicado à conferência. Nele, além das emendas supracitadas, serão publicados um editorial e artigos pessoais. O editoral será assinado pela AE e expressará as opiniões que vamos transmitir ao Avante, sobre os aspectos positivos e negativos do processo. Os artigos pessoais serão textos autorais sobre a formação política do partido, sobre o Nova Primavera, sobre nossas propostas para a formação, sobre os temas da cultura política de massas etc.

Página 13

16.Estamos solicitando textos para o dia 20 de agosto, para fazer o fechamento no dia 22 e distribuir via digital a partir do dia 23 de agosto. A pauta é a seguinte: capa cartaz convocando o fora Bolsonaro no dia 7 de setembro; editorial; internacional sobre Peru; nacional sobre a conjuntura como um todo; opinião sobre Borba Gato; textos de balanço do dia 18 de julho; textos de cada um dos encontros setoriais; versão atualizada do documento base do congresso da AE.

17.Estamos preparando uma capa cartaz para distribuição no 7 de setembro. Faremos como da outra vez: imprimir por encomenda e enviar pelo correio. Portanto, a direção municipal que quiser receber, deve comunicar em zap PRIVADO para o Valter Pomar qual a quantidade, para que possamos dimensionar a tiragem. Lembrando que a direção municipal que solicitar deve pagar o correio, através de transferência bancária.

18.Calendário

18/08, quarta, 15h as 17h: AP

18/08, quarta, 18h as 20h: SP

19/08, quinta, 20h as 22h: ES

20/08, sexta, 16h as 18h: DF

21 de agosto 14h leitura do texto base nacional

21 de agosto 16h reunião do  Luta Saúde

22/08, domingo, 10h as 12h: AL

22/08, domingo, 15h as 17h: MS

22/08, domingo, 19h as 21h: MT

25/08, reunião com bancada AE, assessoria e DNAE

26/08, quinta, 20h as 22h: SE

27/08, sexta, 17h as 19h: PE

28/08, sábado, 10h as 12h: RJ

28/08, sábado, 14h as 16h: MG

28/08, sábado, 18h as 19h: PR

29/08 09h00 congresso de base convocado pela DNAE

29/08 18h00 reunião da DNAE

31/08 17h00 plenária da militância da AE no setorial de PD

04/09 9h00 segunda etapa do 6º congresso

05/09 9h00 segunda etapa do 6º congresso

19.Expediente

Orientação Militante é um boletim interno da Direção Nacional da tendência petista Articulação de Esquerda. Responsável: Valter Pomar. A direção da tendência é composta por: Mucio Magalhães (PE) eleições 2020 e acompanhamento do PI, PE, PB e SE; Valter Pomar (SP), coordenação geral, comunicação e acompanhamento das regiões Sudeste e Norte e do Maranhão; Damarci Olivi (MS), finanças; Daniela Matos (DF), formação, cultura, LGBT e acompanhamento do MT e GO; Natalia Sena (RN), acompanhamento da bancada parlamentar e dos Estados do RN, CE, BA e AL; Jandyra Uehara, sindical e acompanhamento dos setoriais de mulheres; Patrick (PE), acompanhamento da juventude, do setorial de combate ao racismo, do MS e DF; Júlio Quadros (RS), acompanhamento dos setoriais de moradia, rurais e da região Sul. Comissão de Ética: Jonatas Moreth(DF), titular; Sophia Mata (RN), titular; Rosana Ramos (SP), suplente; Pere Petit (PA), suplente.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *