Nota da Direção da Tendência Petista Articulação de Esquerda de São Paulo

CANDIDATURA SEM PRÉVIAS É FRAUDE E ILEGITIMIDADE

A decisão tomada pela Direção Nacional do PT de delegar às Executivas municipais a indicação da candidatura à prefeito sem a realização de prévias fere de morte o estatuto partidário, bem como golpeia a nossa democracia interna, valendo-se de métodos típicos da direita.

Essa decisão não encontra qualquer respaldo na realidade, tendo em vista as inúmeras alternativas existentes para que possamos fazer valer o direito da militância de votar no/a candidato/a que melhor a represente politicamente.

Na cidade de São Paulo, se ao invés de se fazer prévias com amplo debate em que a escolha do candidato se dê mediante o estatuto e a democracia partidária, a atual maioria da CNB da executiva municipal insistir na indicação intransigente de uma candidatura à prefeitura, não reconheceremos a legitimidade de Jilmar Tatto como candidato a Prefeito pelo PT.  Alertamos que, da forma como está posta, a campanha para o poder executivo municipal pode ser gravemente comprometida entre a militância petista, uma vez que está se pretendendo unilateralmente “escolher” uma candidatura por meio de processo que não se dá em termos legítimos.

A adoção desde método antidemocrático e antiestatutário, configura-se em fraude, que nos levará a termos uma candidatura que não contará com o apoio de parte expressiva da militância do PT, a qual terá tolhido o seu direito de votar nas prévias para a escolha do candidato do Partido à Prefeitura do Município de São Paulo.

Propomos que a decisão sobre a realização das prévias seja adiada por 60 dias.

Nos próximos 60 dias será discutida pelo TSE e Parlamento nacional o adiamento, ou não, das eleições municipais em face da gravíssima crise sanitária por que passa o Brasil e o mundo.

Por que a pressa da CNB em excluir as bases partidárias da decisão sobre quem será o nosso candidato a prefeito de São Paulo?

A não realização de prévias é fraude e ilegitimidade!

São Paulo, 19 de abril de 2020.

Direção Municipal da Tendência Petista Articulação de Esquerda – São Paulo (Capital)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *