Lançamento da editora Página 13: Socialismo

A editora Página 13 lança a 2° edição do livro Socialismo de autoria de Valter Pomar.

Leia a seguir um trecho da publicação.

“Em Matrix, trilogia dirigida pelas agora irmãs Wachowski, as máquinas alimentam-se da energia dos seres humanos, com os quais se conectam através de tubos finalizados em grandes agulhas que pinçam suas medulas. Mas os seres humanos só vivem quando sonham. Por isto, as mesmas máquinas que os exploram, também os mantêm aparentemente livres para levar sua vida: esta é a Matrix, uma imensa realidade virtual ocultando a exploração da energia vital de toda a humanidade.
Os poucos seres humanos que escapam da Matrix estão condenados a sobreviver entre dois mundos: num deles, real e devastado, são perseguidos por monstrengos mecânicos; no outro, virtual e às vezes onírico, são caçados por “avatares” liderados pelo agente Smith, que resume assim seu programa: “Um vírus. Os seres humanos são uma doença. Um câncer neste planeta. Vocês são uma praga. E nós somos a cura”.
Matrix é apenas uma de muitas obras que mostram as criações da humanidade voltando-se contra ela própria: apocalipses nucleares, vírus escapando de laboratórios, mutantes, zumbis…
Noutra variante destas distopias, são as catástrofes naturais que destroem a humanidade, os seres vivos e o planeta Terra. Nesse caso, a tecnologia salva, mas salva apenas um pequeno número de pessoas.
Raras vezes se explica, muito menos se justifica, como é escolhida essa minoria abençoada: as dezenas de milhões de espectadores habituam-se a considerar, como uma “dádiva da natureza”, que apenas alguns possam se dar bem ao final.
A moral da história parece ser geralmente essa: a maior parte da humanidade perecerá, não num futuro distante quando o Sol esfriar ou o Universo encolher, mas num futuro próximo.”

Descarregue aqui:


Faça aqui sua contribuição! São apenas R$ 10,00 (ou mais) contribua com a manutenção da imprensa de esquerda.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *