José Ricardo, prefeito de Manaus!

Coletivo Político Articulação de Esquerda no Amazonas
Diretório Estadual – DEAE/AM

A tendência petista Articulação de Esquerda do Amazonas, vem por meio desta nota explicitar nosso apoio ao pré-candidato a prefeito José Ricardo, no pleito municipal da cidade de Manaus.

Acompanhando a evolução da conjuntura desde o golpe de 2016, constatamos que há necessidade do PT ampliar sua presença no campo institucional, importante espaço para a criação de condições que possibilitem as reais e efetivas mudanças na qualidade de vida do povo manauara.

Acreditamos que a gestão democrática com participação popular, que chamamos de o modo petista de governar, é o divisor de águas em meio a atual conjuntura, marcada pelas políticas neofascistas e ultraliberais, que atacam a soberania, as liberdades e os direitos do povo.

Temos uma grande oportunidade de alcançar a Prefeitura de Manaus e mudar esse cenário, tendo como instrumento a candidatura de José Ricardo, que neste momento representa a síntese das lutas e das mobilizações que se travam no mundo inteiro questionando políticas neoliberais, que se viabilizam por meio de golpes, governos reacionários e ataques aos direitos trabalhistas, previdenciários e sociais da classe trabalhadora.

A Articulação de Esquerda, vê, portanto, como real a possibilidade do PT sair vitorioso nessas eleições municipais, o que possibilitará a implementação do modo petista de governar, que implica enfrentar com políticas públicas e participação popular, os problemas sociais que mantém o povo na pobreza e em acentuada desigualdade social.

É mais que urgente um governo do PT, que para além de se manter fiel a sua história e tradições, deve buscar no movimento social organizado como um todo, nos centros e institutos de pesquisas, na sua militância mobilizada e envolvida, inspiração para a elaboração de seu plano de governo, que contemple as pautas por moradia, mulheres, LGBTQi+, juventude, indígenas, negritude e por transporte público de qualidade, por mais recursos para o sistema de saúde e educação, considerando ainda que o povo de Manaus está profundamente afetado pelo desemprego, pela insegurança pública, prejudicado pela falta de politicas públicas para o fortalecimento da agricultura familiar (socioambiental), sem contar que não há saneamento básico e, o nosso povo ainda tem de suportar ataques de políticas nacionais excludentes que ameaçam o fechamento de fábricas do Polo Industrial de Manaus e outros segmentos e não oferta oportunidade de geração de trabalho e renda para o nosso povo.

Queremos, portanto, firmar publicamente o nosso compromisso de apoio ao pré-candidato José Ricardo, e adiantar que manifestamos interesse em participar da construção dessa candidatura, na composição da coordenação de campanha e nos colocamos disponíveis para contribuir na elaboração do Plano de Governo que norteará a campanha e será apresentada ao público.

Visando deixar explicito o cunho oposicionista da campanha petista, tanto no âmbito municipal e estadual, quanto nacional, contra os partidos que golpearam o mandato da Presidenta Dilma, que dão sustentação ao bolsonarismo, no particular e ao fascismo, no geral, que apoiam a escalada da política ultraliberal, manifestamos a nossa preocupação e opinião quanto a questão da coligação: entendemos que devemos buscar para Vice-Prefeito/a alguém do quadro progressista, sendo que o deputado Estadual Serafim Corrêa é o que apresenta o melhor perfil para composição da chapa.

Não devemos esquecer que estamos em tempos acirrados, de guerra aberta e híbrida, para a qual há necessidade da participação de todas e todos petistas na luta por conquistar esse espaço institucional que é a Prefeitura Municipal e de tornar vitoriosa a nossa tática de candidatura própria.

Lembramos ainda que o ‘homem da Kombi’, tem um profundo vínculo com as causas populares e que cresce o apelo pelo retorno das políticas públicas. O nome de José Ricardo cresce nas pesquisas espontâneas de intenção de votos do povo manauara.

Por todas estas razões, a Articulação de Esquerda reafirma que o melhor nome do PT para essa conjuntura eleitoral é a do companheiro José Ricardo.

Em tempos de guerra, a esperança é vermelha.”

Direção estadual da tendência petista Articulação de Esquerda no Amazonas

Manaus, 13 de março de 2020. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *