Resolução da direção nacional da tendência petista Articulação de Esquerda em defesa da soberania venezuelana

Nossa posição sobre a Venezuela

1. Há duas posições fundamentais acerca da situação venezuelana. Por um lado, os que consideram que Nicolas Maduro é um ditador, que apoiam o autoproclamado presidente Guaidó, que parabenizam os ataques feitos e prometidos pelo governo dos Estados Unidos e seus aliados. Por outro lado, os que consideram que Nicolas Maduro é legítima e democraticamente o presidente da Venezuela, que Guaidó é instrumento de um golpe de Estado, que os Estados Unidos e seus aliados têm como objetivo central controlar uma das maiores reservas petrolíferas do mundo.

2. A posição da ampla maioria do PT e das organizações democráticas, populares e de esquerda brasileiras é apoiar o povo e o governo da República Bolivariana da Venezuela, contra a agressão combinada do imperialismo e da oligarquia venezuelana.

3. Nosso apoio à Venezuela deve ser ativo: trata-se de difundir as razões da Venezuela, desmascarar os pretextos do imperialismo e das oligarquias, organizar manifestações em todo o Brasil e enviar delegações solidárias à Venezuela.

4. Nosso apoio inclui e supõe, também, polemizar com aqueles setores da esquerda e democráticos que — a pretexto de diferenças que mantém com as posições do PSUV e do chamado chavismo — adotam posições de solidariedade condicional à Venezuela. Os que sinceramente defendem mudanças na política do chavismo, precisam antes de mais nada cerrar fileiras para defender a sobrevivência da República Bolivariana da Venezuela. Pois se o imperialismo e a oligarquia vencerem, não haverá correção de rumo possível.

5.Defender a Venezuela do imperialismo é defender a soberania do Brasil e a integração da América Latina. Defender a legitimidade do governo Nicolás Maduro contra a oligarquia, é defender as liberdades democráticas contra o golpismo.

6.A militância da tendência petista Articulação de Esquerda continuará engajada nas mobilizações em defesa da Venezuela e do governo Maduro e fará todo o esforço para que esta seja, também, a posição adotada oficialmente pelo Diretório Nacional do PT.

Direção Nacional da tendência petista Articulação de Esquerda
2 de março de 2019

Este post tem um comentário

  1. Força Maduro, força militares patriotas da Venezuela. Não deixem os traidores fazerem o mesmo que fizeram no Brasil.

Comente!

Fechar Menu
×
×

Carrinho