De olho no calendário

Por Daniela Matos (*)

A chapa tá esquentando pro genocida e seu governo. Dia 29 de maio passado centenas de cidades lotaram as ruas (com distanciamento, álcool e máscaras – seguindo todos os protocolos) pelo Fora Bolsonaro, vacina no braço e comida no prato. No dia 19 de junho os partidos de esquerda, movimentos sociais e populares voltarão à carga. A hora é de retomar as ruas e derrubar esse governo.

É nesse compasso que a Articulação de Esquerda segue mobilizando e organizando sua militância, disputando os rumos de 2021.

Segunda etapa do congresso da AE

O prazo para realização dos Congressos Municipais está chegando ao fim, pois devem ser realizados até 27/06, quando as Direções Municipais serão eleitas, bem como as delegadas/os ao congresso estadual e ao nacional (na proporção de 3×1).

Já nas cidades onde há apenas 1 ou 2 militantes da AE, a respectiva direção estadual convocará a militância para participar de um “congresso intermunicipal extraordinário do estado X”, onde eleger-se-á delegação ao congresso nacional e ao respectivo congresso estadual.

No mês de julho ocorrerão os Congressos Estaduais, elegendo novas Direções Estaduais.

Os congressos municipais e estaduais devem aprovar resoluções políticas e organizativas específicas (sobre a cidade e/ou estado respectivo).

Finalmente, a segunda etapa do Sexto Congresso Nacional virtual ocorrerá nos dias 7 e 8 de agosto, quando se elegerá a Direção Nacional e a Comissão de Ética Nacional. O calendário da 2ª etapa pode ser acessado aqui (https://pagina13.org.br/regimento-da-segunda-etapa-do-6-congresso-virtual-2021-da-articulacao-de-esquerda/).

Vários Estados já realizaram plenárias abertas à militância petista em geral, para apresentar as resoluções aprovadas pela 1ª etapa do Congresso.

A nova Direção Nacional convocará plenárias para organizar a tendência naqueles Estados onde não conseguirmos realizar a segunda etapa, tendo como meta chegar ao final de 2021 com direções em todos os Estados brasileiros e direções municipais nas 49 cidades com mais de 500 mil habitantes.

Calendário de plenárias e conferências

A 10ª Conferência Sindical Nacional aconteceu nos 8 e 9 de maio, com a participação de 64 delegadas e delegados, 23 suplentes, 35 observadores e 33 convidadas e convidados de 12 estados, elegendo sua nova Coordenação Nacional.

As mulheres da AE realizaram uma Plenária Nacional de Mobilização no dia 15 de maio, preparando a Conferência agendada para agosto. Participaram mais de 70 companheiras, representando 19 estados, além do DF.

No domingo, dia 6 de junho, aconteceu a Plenária da Juventude da AE, que contou com cerca de 60 participantes de 14 estados. A resolução aprovada será publicada nos próximos dias.

Em relação ao “Nova Primavera”, jornada de formação que tem o objetivo de formar educadores e educadoras militantes, que vão organizar os Núcleos de Vivência, Estudo e Lutas nos territórios, a AE realizou, nos dias 16 e 30 de maio, duas plenárias nacionais para trocar informações e avaliações acerca do projeto. Textos de análise e propostas de curso de formação foram aprovados.

A Plenária Nacional do Setorial LGBT+ ocorreu no dia 12 de junho e contou com a participação de 20 companheiras e companheiros, representando 7 estados, além do DF. O texto debatido será publicado nas próximas semanas. Uma comissão, composta por 6 companheiras e companheiros, será responsável por articular nossa participação nos Encontros Setoriais Estaduais e Nacional do PT, bem como pela construção da Conferência Nacional LGBT+ da AE.

Já no dia 13 de junho, uma plenária com dirigentes dos setoriais nacionais e estaduais do PT debateu o calendário e nossa organização para os encontros setoriais do partido. Participaram em torno de 50 companheiras e companheiros dos setoriais de saúde, meio ambiente, transportes, educação, sindical, pessoas com deficiência, moradia, TI, juventude, LGBT+, combate ao racismo, mulheres, direitos humanos e cultura.

O Setorial de Combate ao Racismo deve realizar sua Plenária Nacional de Combate ao Racismo no início de julho.

A 6ª Conferência Nacional das Mulheres da Articulação de Esquerda está marcada para os dias 13, 14 e 15 de agosto.

Vem novidade por aí

A rifa de 2021, campanha especial de finanças realizada anualmente pela Articulação de Esquerda, será lançada ainda este mês. A novidade é que o prêmio foi alterado, levando em consideração a situação vivida desde março de 2020, a partir da pandemia.

Lembrete final

O prazo para responder o questionário do Censo da Militância da AE está se encerrando. Este Censo é um instrumento que visa traçar o perfil da nossa militância e permitir nossa melhor organização nas lutas políticas que travamos. Segue o link: https://forms.gle/mGitE5xQ3Udrb42Z9

(*) Daniela Matos é dirigente nacional da Articulação de Esquerda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *