Página 13 divulga curso promovido pela ELAHP (Escola Latino-americana de História e Política).

Nos dias 7 a 10 de setembro de 2020 a Escola Latino Americana de História e Política (ELAHP) oferecerá o curso online intitulado Para entender a Coreia do Norte: socialismo e geopolítica. As aulas serão ministradas pelo Professor: Diego Pautasso* através da plataforma Zoom. Será emitido certificado aos que tiverem no mínimo 70% de presença.

Para realizar a matrícula, basta acessar este link: https://elahp.com.br/para-entender-a-coreia-do-norte-socialismo-e-geopolitica/

Programação
Sempre das 19h às 21h

7 de setembro, segunda
Das origens à divisão da Península: imperialismo, guerra civil e revolução

8 de setembro, terça
Os influxos da Guerra Fria: o socialismo norte-coreano e a ascensão do Tigre sul-coreano

9 de setembro, quarta
O fim da URSS e os desafios contemporâneos: sanções, negociações e modernização

10 de setembro, quinta
A geopolítica da Península Coreana e a lógica das grandes potências

Sumário: Os conflitos envolvendo a Península Coreana são frequentemente objeto de notícias e debates no âmbito dos grandes meios de comunicação. Contudo, predominam em suas apresentações um conteúdo por demais fantasioso e sensacionalista, apregoando a iminência de um conflito nuclear, o desequilíbrio político e emocional das lideranças políticas envolvidas nos processos decisórios, além de uma caracterização imprecisa e mal-intencionada sobre as tradições vinculadas ao projeto de desenvolvimento norte-coreano.

Ao lançar luz sobre aspectos centrais da história contemporânea da República Popular Democrática da Coreia, passando pelas lutas de libertação nacional e divisão da Península, as cisões e escaramuças dos tempos de Guerra Fria, os percalços do fim do bloco soviético e os efeitos dos embargos estadounidenses, é possível entender as razões das existências de determinadas contradições nos âmbitos nacional e peninsular, bem como a forma como estas se articulam com os interesses de médio e longo prazo dos atores beligerantes.

Em suma, o curso “Para entender a Coreia do Norte: socialismo e geopolítica” visa esboçar uma leitura histórica e crítica acerca de uma problemática regional que assume grau de importância global, fugindo aos estereótipos dominantes e recorrendo ao melhor da bibliografia e dos dados disponíveis sobre o tema.

Professor: Diego Pautasso
*É doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fez pós-doutorado em Estudos Estratégicos
Internacionais/UFRGS.
* Em 2019, foi coordenador acadêmico de uma missão de 15 dias à República Popular Democrática da Coreia.
* Autor do livro China e Rússia no pós-Guerra Fria. Editora Juruá, 2010

Comente!