Coletivo Luta Saúde define chapa e candidatura ao Setorial Nacional de Saúde do PT

Por Página 13 (*)

O Coletivo Luta Saúde realizou reunião nacional no dia 3 de outubro de 2021, da qual participaram companheiros e companheiras de diversos estados. A reunião  tratou, entre outros assuntos, de informes gerais, discussão da candidatura nacional  e critérios de elaboração da chapa do Luta Saúde ao Setorial Nacional de Saúde do PT.

No tópico de informes foram apresentadas a situação política relativa à organização dos Encontros dos Setoriais Estaduais de Saúde dos seguintes estados: Pará, Rondônia, Bahia, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo e Paraná.

Como encaminhamento decidiu-se elaborar um texto nacional tratando de problemas organizativos que estão se verificando na preparação de Encontros Setoriais do PT 2021.

Em relação à candidatura a coordenador do Setorial Nacional de Saúde do PT (SNS do PT), o nome do companheiro Francisco Batista Junior foi apresentado para discussão, sendo escolhido, pela maioria dos presentes à reunião, como candidato a coordenador do SNS do PT.

A sintonia histórica do companheiro com as teses gerais defendidas pelo Coletivo Luta Saúde, bem como sua trajetória até aqui de trabalhador da saúde (farmacêutico) atuante no movimento sindical (presidente da Central Única dos Trabalhadores – CUT no Rio Grande do Norte – RN), nos movimentos sociais e nos Conselhos de Saúde (presidente do Conselho Estadual de Saúde do RN e ex-presidente do Conselho Nacional de Saúde), contribuirá para para que Coletivo Luta Saúde apresente e defenda suas posições no Encontro Nacional de Saúde do PT.

Quanto aos critérios de elaboração da chapa Luta Saúde nacional, trabalhou-se com a necessidade de presença de conjunto de companheiros e companheiras atuantes em diversos estados da federação e o seu envolvimento com o processo de realização dos Encontros Setoriais de Saúde do PT durante 2021.

Foi apresentada, e ajustada, relação de nomes para a chapa: Amanda Matos (RJ), Amanda Landy (MG), Carlos Ocké (RJ), Eterlene Castelo (PA), Francisco Júnior (RN), Iris Maria Silva, etnia (PE), Itamar Santos (RS), Janine Machado (MG), João Neto (PE), Lauren Aguiar (RS), Nayara Oliveira (SP), Olga Estefania (PR), Otto ten Caten (MT), Paulette Cavalcanti (PE), Sílvia Fernandes (BA), Ricardo Menezes (SP), Ronaldo Costa (MS), Sebastião Matias (CE), Tomaz Costa (RJ) e Walter Monteiro (GO). Ainda foram apontados outros nomes que poderão estar compondo a chapa.

Tratou-se de reunião importante na preparação da chapa e da candidatura do Coletivo Luta Saúde no Encontro Nacional do Setorial de Saúde do PT.

***

Recomendamos  a edição especial do PODCAST EM TEMPOS DE GUERRA, A ESPERANÇA É VERMELHA abordando o “SUS e saúde pública no Brasil“, com a participação de Francisco Júnior (RN) e Nayara Oliveira (SP).

O podcast está disponível nas seguintes plataformas:

Spotifyhttps://open.spotify.com/episode/1elurBZ3WUKNLYTrxCQF21

Anchorhttps://anchor.fm/patrick530/episodes/Edio-especial-SUS-e-sade-pblica-no-Brasil-e18jeti

Google Podcast – encurtador.com.br/kyDPQ

Apple Podcasthttps://podcasts.apple.com/us/podcast/edi%C3%A7%C3%A3o-especial-sus-e-sa%C3%BAde-p%C3%BAblica-no-brasil/id1542837988?i=1000538143039

Amazon Musichttps://music.amazon.com.br/podcasts/1c02cdf3-87ec-4edf-8534-f7b703ae9af8/EM-TEMPOS-DE-GUERRA-A-ESPERANA–VERMELHA

Pocket Casthttps://pca.st/podcast/96bdb200-8efb-0139-3503-0acc26574db2

Breaker https://www.breaker.audio/em-tempos-de-guerra-a-esperanca-e-vermelha

 

(*) redacao@pagina13.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *