Avaliação dos e-mails registrados aos encontros setoriais

Por  Redação Página 13 (*)

O Página 13 tem alertado, em diversas matérias (aquiaqui ), movimentações massivas e suspeitas de irregularidades que ocorreram nos credenciamentos aos Encontros Setoriais do PT, por meio do uso intensivo de e-mails temporários e provenientes de domínios pouco usuais, desconhecidos e de pouca credibilidade.

Lembrando que os encontros setoriais serão virtuais.

O companheiro Luiz Sérgio Canário nos encaminhou uma análise  dos e-mails registrados, identificando os estados onde existem mais anormalidades. Ao final, Canário faz uma análise mais detalhada dos dados do Rio de Janeiro.

 

“Avaliação dos e-mails registrados no SISFIL para credenciados às eleições setoriais

Avaliamos os estados: BA, RJ, SP, MG, CE, RS, ES, PB, PE e o DF. Foram escolhidos os estados de maior população e alguns outros para servir de referência. Analisamos a quantidade de endereços de e-mail por domínio de internet em cada estado. Foi feita uma linha de corte nos 90% dos e-mails totais. Nos quadros abaixo estão quadros-resumo de cada um dos estados analisados.

Estados com números anormais:

Bahia

 

 

 

 

 

Os domínios ALTERNATIVA.COM.BR, npbahia.com.br, juventude.npbahia.com.br, lutanarua.com.br e pt.npbahia.com.br têm uma quantidade de endereços de e-mail muito acima do normal, para domínios sem nenhuma expressão e ou praticamente inexistentes em outros estados. Quantidades bem acima da de outros provedores tradicionais do mercado.

Uma consulta ao serviço WHOIS do Registro.br fornece os resultados abaixo. Note-se que são registros criados ou alterados recentemente.

Rio de Janeiro

O domínio yandex.com tem uma quantidade anormal de e-mails. É um provedor russo, de pouca expressão no Brasil. Nos outros estados tem uma quantidade inexpressiva. Em todos os outros estados o domínio Hotmail.com.br é o segundo com mais contas.

Pernambuco

Os domínios ptdeluta.com.br e reconstruiropt.com.br têm uma quantidade de e-mails acima do esperado para dois domínios sem expressão. Bem acima de outros domínios com tradição no mercado.

Uma consulta ao serviço WHOIS do Registro.br fornece os resultados abaixo. Note-se que são registros criados recentemente.

 

Estados com números normais:

São Paulo

Brasília

Rio Grande do Sul

Paraíba

Espírito Santo

Minas Gerais

Ceará

***

Resumo do Rio de Janeiro

O cadastro de filiados do PT em 02 de agosto de 2021 continha 223.423 pessoas. Em 14 de setembro de 2021 havia 1.448 filiados a mais, totalizando 224.971 pessoas.

Em 02/08 havia 62.903 filiados com e-mail. Entre essa data e 14/09 6.804 filiados tiveram e-mail cadastrado. Desses, 1.519 filiados, ou 22,33%, cadastraram e-mail no domínio yandex.com e algumas variações, muitas por erro de digitação. Como comparação, 2.953 cadastraram e-mail no domínio gmail.com.

Em 02/08 49.006, ou 21,93%, dos filiados tinham número de celular cadastrado. Entre 02/8 e 14/09 6.804 filiados cadastraram telefones celulares, ou 100% dos que também cadastraram e-mail.

Desse total de filiados que cadastraram e-mail no período, há uma concentração de 66,36% em dois setoriais: Cultura e Meio Ambiente. Sendo que 40,96% somente no setorial de Cultura. As tabelas abaixo exibem esses valores.

Resumindo:

  • 22,33% dos filiados que registraram e-mail entre 02/08 e 14/09, fizeram isso em um domínio russo, com pouquíssimo uso no Brasil
  • Todos esses filiados também atualizaram seus telefones
  • Dois terços deles optaram por somente dois setoriais: Cultura e Meio Ambiente”

(*) redacao@pagina13.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *