Após Bolívia e Paraguai, a Colômbia se subleva

Por Daniel Valença (*)

Foto: El Espectador (Reprodução)

Publicado originalmente na Fórum

A Colômbia vive uma sublevação popular desde o início da semana. O governo neoliberal de Ivan Duque intenta realizar uma reforma tributária que tem como consequência a taxação não de grandes fortunas, bancos, grandes empresas ou multinacionais, mas da classe trabalhadora, inclusive de seus setores médios.

A população então, apesar da pandemia, saiu às ruas, e desde então se iniciou uma repressão terrível por parte do governo. Já são ao redor de dez manifestantes assassinados pelas forças repressivas e, ante o crescimento das mobilizações, Ivan Duque anunciou neste 1° de Maio a ordem para que o exército ocupe as cidades e reforce a repressão.

Já ontem (2), Ivan Duque solicitou ao Congresso a retirada de pauta da reforma, mas indicou que enviará nova proposta “consensuada”. É a velha tática de desmobilizar e depois passar a boiada.

A Colômbia, é bom lembrar, é o braço direito do imperialismo norte-americano na América do Sul, e, desde os acordos de paz de 2016, já soma mais de 1.150 líderes sociais assassinados, segundo o Instituto Para el Desarrollo y la Paz (Indepaz). Só em 2021, já são mais de 40 vítimas.

O agravamento da crise econômica, política, social e sanitária e as medidas neoliberais adotadas tendem a levar outros países a seguir os exemplos de Bolívia, Paraguai e Colômbia, em que a população se mobilizou para enfrentar o vírus e o governo.

(*) Daniel Valença é professor do Programa de Pós-graduação em Direito da UFERSA, doutor em Direito pela UFPB, coordenador do Grupo de Estudos em Direito Crítico, Marxismo e América Latina (Gedic). Vice-presidente do PT/RN.


(**) Textos assinados não refletem, necessariamente, a opinião da tendência Articulação de Esquerda ou do Página 13.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *